×Pesquisar
Baixe o app e assista onde quiser
Disponível para smartphones e tablets
Depois
Baixar Baixar

Especiais Diversos

2:25:14

A EDUCAÇÃO PROIBIDA

Através de 45 experiências educativas fora dos padrões tradicionais, que foram analisadas em 90 entrevistas com pessoas de oito países diferentes, o documentário A Educação Proibida se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação. Além de apresentar vias alternativas para como crianças e adolescentes estão sendo educados, o filme demonstra as falhas do modelo de educação vigente, que produz cidadãos doutrinados pelo sistema e que proíbe qualquer ato que não esteja conforme a norma estabelecida por ele.

Próximo

Isis Alfredo Soares

Incrível

Gian Zelada

Fantástico! Espero que influencie muita gente.

Gilda Contreras López

É uma produção excelente. Poderia ser exibido nos Centros de Formação de Professores, seria útil, mas, muito mais útil seria que os "Donos" da Educação pudessem assisti-lo. Há tanto que refletir sobre a Educação e neste filme encontram-se as ideias que poderiam guiar uma análise muito valiosa. Também há que elogiar a tradução. Muito precisa. Parabéns!

Luciene Perez

Documentário impressionante! Programa excelente!

Zaida Guterres

Genial. Concordo plenamente com o que foi apresentado. Lamentavelmente só resta sonhar com essa modalidade de escola.

Heloísa Damasceno Fagundes

Sim, eu concordo que a educação vigente esteja, mesmo, um tanto quanto antiquada. Só que uma mudança como essa é algo muito "grande" para que se deixe somente nas mãos dos professores para que seja feita. Essa mudança tem de começar a partir dos superiores dos professores (secretarias e ministério da educação). O apoio da sociedade e o interesse por parte dos próprios alunos também seria algo muito conveniente para que esse "sonho" ainda se torne, plenamente, uma realidade.

anônimo

É um documentário incrível. Pois questiona que educação queremos para os nossos países latinos. Somos diferentes de europeus, norte americanos e os demais. Precisamos repensar nosso sistema próprio. Que bom termos um canal como este (TV Escola). Tem gente que pensa por lá e está atenta.

Daniele Pinheiro

Documentário incrível! Um belo convite para repensar e reformular o sistema, não apenas aos professores, mas toda a sociedade.

Maria Lucielle Silva Laurentino

Muito importante o debate. Concordo com o Mauricio, deveriamos levar em consideração o chão da Escola realmente. Como está a cabeça da Criança, do Jovem que está dentro da Escola, e que sentido tem essa Escola para eles.

Nelson Orlando Júnior

Tenho filha em escola privada e sinceramente acho que não estão preparados para educar e sim prepara-los para "passar" em concursos ou vestibulares. A educação é mais ampla, além da sala de aula, extrapola. Enquanto não direcionarem incondicionalmente a educação para as crianças, as propostas serão somente para formar um cidadão "adequado" aos padrões de uma sociedade.

Leonardo Rutkowski Bernardes

Olá, recebi um e-mail da administração enviando link do vídeo, porém o mesmo ainda encontra-se indisponível. Mensagem: Vídeo indisponível Livre Especiais diversos - A educação proibida

Roberta Nadia da Silva

Esse documentário é o ideal para a reflexão na formação continuada de professores e educadores.

Mauricio Aguiar Macedo

Excelente conteúdo, deveria ser discutido em todas as escolas brasileiras. Uma boa reflexão para os professores.

Termos de uso
Conheça os termos de Uso da plataforma TV Escola

CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO DA PLATAFORMA DIGITAL TV ESCOLA:

1. DESCRIÇÃO DO SERVIÇO E ACEITE DAS CONDIÇÕES GERAIS

A TV Escola VOD, cujo site localiza-se no endereço tvescola.org.br (“Site TV Escola”), é um serviço de vídeos online através do qual os Usuários podem ter acesso, pela internet, a conteúdos da TV Escola e/ou a ele licenciados por terceiros, tais como programas de TV, filmes e documentários, entre outros (“Conteúdo”). O Conteúdo pode ser acessado pelos Usuários em qualquer tela conectada, através do Site TV Escola e/ou de aplicativos, ou qualquer outro meio autorizado. O serviço de vídeos, o Conteúdo, o player de vídeos e quaisquer outras funcionalidades, ferramentas, aplicativos, materiais e/ou outros serviços que sejam ou venham a ser oferecidos pela TV Escola, acessados por qualquer meio, são doravante denominados coletivamente como “TV Escola VOD”.

Ao utilizar a TV Escola VOD de qualquer forma, o Usuário expressa sua aceitação plena e sem reservas das presentes Condições Gerais, para todos os fins de direito. Assim, o Usuário deve ler atentamente as Condições Gerais em cada uma das ocasiões em que se propuser a utilizar a TV Escola VOD. Se o Usuário não concordar com algum dos termos e regras aqui previstos, não deverá utilizar a TV Escola VOD.

Quanto à capacidade para ace itar as Condições Gerais, o Usuário afirma ter 18 (dezoito) anos completos, no mínimo, e ser plenamente capaz. No caso de menores de 18 (dezoito) anos e outras pessoas que necessitem de representação na forma da lei, estes devem estar devidamente representados ou assistidos, conforme o caso, por seus pais ou responsáveis legais, os quais responsabilizam-se integralmente pelo Usuário e por seus atos.

Não serão cobrados quaisquer valores dos Usuários para acesso à TV Escola VOD. Fica certo, no entanto, que a TV Escola VOD ou qualquer parte dela poderá, a qualquer tempo, ser extinto.

2 – ACESSO E USO DOS SERVIÇOS E DO CONTEÚDO

o MEC concede ao Usuário uma licença não exclusiva e intransferível para utilizar a TV Escola VOD, incluindo acessar e visualizar o Conteúdo via streaming através do player de vídeo da TV Escola VOD, apenas para uso pessoal ou de caráter educativo, sem fins comerciais e desde que integralmente atendidas as condições previstas nestas Condições Gerais.

Tendo em vista o caráter da licença, temos conteúdos livres e conteúdos sob Copyright. Os Conteúdos que estão liberados para download possuem ferramenta exclusiva para este fim. O download só é permitido para estes Conteúdos e deverá ser feito exclusivamente pelas próprias ferramentas oferecidas pelo player. O Usuário não deverá, diretamente ou através de dispositivo, mecanismo, software ou qualquer outro meio, exceto se expressamente autorizado pela TV Escola, exemplificativamente (i) remover, alterar, interferir, evitar ou de qualquer forma modificar marca d’água, copyright, símbolo, marca ou qualquer outro sinal indicativo de propriedade inserido no Conteúdo, ou quaisquer direitos e/ou mecanismos de proteção associados ao Conteúdo, incluindo filtros de acesso baseados em território (geoblocking); (ii) copiar, fazer download, capturar, reproduzir, arquivar, distribuir, fazer upload, publicar, modificar, traduzir, exibir, transmitir, embeddar ou comercializar o Conteúdo; (iii) incorporar o Conteúdo a qualquer aplicativo de software ou hardware, exibir ou retransmitir o Conteúdo através dos mesmos, ou torná-lo disponível através de frames ou links; (iv) distribuir, anunciar ou desenvolver um negócio a partir do Conteúdo; (v) utilizar o Conteúdo ou parte dele, de qualquer forma, para a criação de materiais de marketing ou merchandising, entre outros.

O Usuário não deverá, ainda, modificar, remover, interferir, nem tentar alterar qualquer parte da TV Escola VOD, em especial o player de vídeo, a tecnologia por trás do mesmo, quaisquer mecanismos de proteção de conteúdo ou controle de acesso nele incorporados. Essa restrição se aplica a qualquer alteração, interferência ou ação que de qualquer forma possibilite a visualização do Conteúdo sem que sejam exibidos o player de vídeo da TV Escola VOD e os elementos relacionados ao Site TV Escola (tais como interface e marcas registradas) ou sem que sejam acessíveis todas as funcionalidades do player de vídeo.

A TV Escola é proprietária ou licenciada de todo o Conteúdo, bem como é titular de todos os direitos relacionados á TV Escola VOD. A TV Escola VOD, o Conteúdo e as demais propriedades são protegidos pela legislação de direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual.

Além das vedações acima, o Usuário se compromete a não utilizar a TV Escola VOD, nem distribuir, transmitir, difundir ou pôr à disposição de terceiros, qualquer comentário e, em geral, qualquer classe de opinião que por si mesmo ou cuja transmissão (i) viole ou desrespeite a legislação brasileira, de um modo geral e, em especial, as leis de direito autoral e/ou de propriedade intelectual; (ii) seja considerada ofensiva, (ii) induza, incite, promova ou consista em atuações, atitudes ou idéias discriminatórias em razão de sexo, raça, religião, crenças, idade ou condição social; (iii) incorpore mensagens de cunho pornográfico, pedófilo, racista, violento, ou ainda ofensivo à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar, ou de qualquer maneira ofensivo ou contrário às leis, à ordem, à moral e aos bons costumes; (iv) tenha o intuito de cometer fraude ou estimular a prática de condutas ilícitas ou contrárias à moral; (v) desrespeite a legislação eleitoral e partidária, cabendo ao Usuário total e exclusiva responsabilidade; (vi) tenha a intenção de invadir a privacidade de outros usuários, buscando o acesso de senhas e dados privativos; (vii) modifique ou tenha a intenção de modificar arquivos ou assumir, sem autorização, a identidade de terceiros; (viii) constitua spam, propaganda ou outro tipo comunicação não solicitada, ou promova, anuncie e oferte produtos e serviços, de qualquer natureza, próprios ou de terceiros, (ix) contenha marcas de terceiros, inclusive de produtos ou serviços de terceiros, denominações sociais, expressões publicitárias, etc; (x) seja uma tentativa de praticar qualquer das condutas listadas nos itens (i) a (ix). Apesar das restrições previstas nas presentes Condições Gerais, o Usuário entende que outros Usuários poderão utilizar a TV Escola VOD de forma ilegal ou inapropriada, e que isso não reflete a opinião da TV Escola, que não endossa qualquer conduta de Usuários. A TV Escola se reserva o direito, embora não tenha a obrigação, de monitorar a conduta dos Usuários e de remover qualquer conteúdo postado pelos mesmos que considere inapropriado ou negativo, a seu exclusivo critério. A TV Escola não se responsabiliza, em hipótese alguma, por qualquer conteúdo postado por Usuários.
 A TV Escola se reserva o direito de cancelar e/ou bloquear o acesso dos Usuários, a qualquer momento e sem prévio aviso, caso constate, a seu exclusivo critério, que este pratique ou venha a praticar algum ato ou mantenha ou venha a manter conduta que (i) viole as leis e regulamentos federais, estaduais e/ou municipais, (ii) contrarie estas Condições Gerais, e/ou (iii) viole os princípios da moral e dos bons costumes.

A TV ESCOLA SE EXIME DE TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DE QUALQUER NATUREZA QUE POSSAM SER DEVIDOS AO ACESSO, INTERCEPTAÇÃO, ELIMINAÇÃO, ALTERAÇÃO, MODIFICAÇÃO OU MANIPULAÇÃO, POR TERCEIROS NÃO AUTORIZADOS, DOS ARQUIVOS E COMUNICAÇÕES TRANSMITIDOS ATRAVÉS DA TV ESCOLA VOD.

3 – CADASTRO E CONTEÚDOS RESTRITOS

Determinados Conteúdos disponibilizados pela TV Escola VOD são restritos (“Conteúdos Licenciados”), sendo necessário cadastro para acesso aos mesmos. Para acessá-los, o USUÁRIO precisa (i) de uma conta na TV Escola VOD, podendo criar uma nova ou utilizar login e senha já existentes de acesso a qualquer produto, serviço e/ou conteúdo acessível através da Plataforma Digital TV Escola (tvescola.org.br).

O USUÁRIO terá acesso aos Conteúdos Licenciados da TV Escola VOD informando corretamente os dados de sua conta (registro e senha).

Como parte de seu cadastro, o Usuário será responsável pela manutenção do sigilo dos dados de sua conta para acesso à TV Escola VOD, responsabilizando-se, ainda, por toda atividade realizada na sua conta. O Usuário jamais poderá usar a conta de terceiros sem permissão, nem deverá fornecer seus dados para que terceiros utilizem sua conta. O Usuário concorda que comunicará imediatamente à TV Escola qualquer violação de segurança ou uso não autorizado de sua conta. A TV Escola não será responsável por qualquer dano ou perda decorrente da conta do Usuário ou da omissão do mesmo em cumprir estes requisitos.

Com a devida anuência do Usuário, no ato de cadastramento, a TV Escola estará autorizada a enviar para sua caixa postal de correio eletrônico, mensagens e comunicações de cunho institucional, técnicas, promocionais e/ou informativas relacionadas a qualquer parte da TV Escola.

4 – EXCLUSÃO DE GARANTIAS E DE RESPONSABILIDADES DA TV ESCOLA

A TV Escola não garante a disponibilidade, infalibilidade e continuidade do funcionamento da TV Escola VOD, no todo ou em parte, nem que o mesmo será útil para a realização de qualquer atividade em particular. Ainda, consideradas as características do meio Internet, apesar de se comprometer a envidar seus melhores esforços nesse sentido, a TV Escola não garante a segurança e privacidade na TV Escola VOD, nem que o mesmo será ininterrupto, livre de vírus ou outros problemas, erros e ataques e, em particular, não garante que terceiros não autorizados não possam acessar e, eventualmente, interceptar, eliminar, alterar, modificar ou manipular de qualquer modo a TV Escola VOD ou qualquer parte dela, incluindo qualquer informação ou conteúdo publicado através dela.

A TV ESCOLA SE EXIME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE PELOS DANOS E PREJUÍZOS DIRETOS, NEGATIVOS E/OU INDIRETOS DE QUALQUER NATUREZA QUE POSSAM SER DEVIDOS À FALHA, FALTA DE DISPONIBILIDADE E/OU DE CONTINUIDADE DO FUNCIONAMENTO DA TV ESCOLA VOD, BEM COMO A QUALQUER INFORMAÇÃO, PRODUTO OU SERVIÇO OBTIDO OU PROMOVIDO ATRAVÉS DA TV ESCOLA VOD E/OU QUE POSSAM SER DEVIDOS AO USO DA TV ESCOLA VOD PELO USUÁRIO EM VIOLAÇÃO ÀS PRESENTES CONDIÇÕES GERAIS, OU AO ACESSO, INTERCEPTAÇÃO, ELIMINAÇÃO, ALTERAÇÃO, MODIFICAÇÃO OU MANIPULAÇÃO, POR TERCEIROS NÃO AUTORIZADOS, DE QUAISQUER INFORMAÇÕES E/OU CONTEÚDOS VISUALIZADOS ATRAVÉS DA TV ESCOLA VOD.

5 – ALTERAÇÕES DO SERVIÇO E DAS PRESENTES CONDIÇÕES GERAIS

A TV Escola se reserva o direito de alterar quaisquer aspectos da TV Escola VOD, podendo incluir ou excluir características e funcionalidades em qualquer parte do mesmo, bem como suspender, cancelar ou descontinuar a TV Escola VOD, no todo ou em parte, temporariamente ou em definitivo, a qualquer momento, sem qualquer aviso prévio aos Usuários.

Da mesma forma, a TV Escola poderá alterar periodicamente as presentes Condições Gerais, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, mediante aviso aos Usuários no Site TV Escola ou da forma que julgar melhor através da TV Escola VOD, para que os Usuários possam se abster de utilizar a TV Escola VOD caso discordem de eventual alteração feita.

O Usuário compreende e concorda que a utilização da TV Escola VOD após qualquer alteração das Condições Gerais será considerada pela TV Escola como uma aceitação de tais alterações e concordância integral com os termos das Condições Gerais.

6 – DISPOSIÇÕES GERAIS

Caso qualquer Usuário considere que existam fatos ou circunstâncias que constituam ilicitude ou violação de quaisquer direitos na utilização da TV Escola VOD e/ou relativamente ao mesmo, deverá enviar uma comunicação para o e-mail tvescola@tvescola.org.br.

Font Resize